Google PlusFacebookTwitter

Campus Party 2014 – Palestras em destaque

Por em 26 jan 2014 em Marcador | Sem comentários

Share On GoogleShare On FacebookShare On Twitter
0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Na postagem anterior deixei várias dicas para assitir online à Campus Party 2014.

Agora vou destacar palestras que valem a pena, seja para ver ao vivo (na data desta postagem é possível se agendar para acompanhar ao vivo) ou gravadas posteriormente no canal da Campus Party, onde as palestras irão subir algumas horas ou dias após ocorrerem.

Nem todas as palestras serão transmitidas online. Para saber quais estarão ao vivo online, é preciso criar uma conta ou se logar no Campuse.ro e no menu superior do lado direito há o link “Transmissão ao vivo”. Veja na imagem:

 campus_ao_vivo

 

A galera que movimenta a web sempre está por lá. E também os assuntos. Sem analisar muito, é possível identificar rapidamente, tanto por tendência atual quanto por quantidade de palestras, que o assunto do momento é as novas tecnologias feitas por você mesmo. Muitas palestras sobre Arduíno, Robótica, Impressão 3D. Será que é este o caminho da “Internet das Coisas”? Todo mundo espalhando tecnologia e criando por suas próprias mãos?

Eu ousaria chamar esta fase atual de “Artesões Tecnológicos” e é uma grande tendência para todas as profissões: programadores tem muito a aprender trabalhando para aparelhos funcionarem. Designers tem muito a aprender com o interfaceamento destes artesanatos tecnológicos. Startups e empresas podem prototipar com menor custo e mais rapidamente. Usuários e pessoas podem personalizar sua tecnologia. Vários ramos da humanidade são impactados atualmente por esta tendência: medicina, indústria, mídias, marketing, publicidade, etc. O dia a dia, as casas, as ruas e toda a sociedade começam a receber o impacto desta tendência: transmissão de manifestações ao vivo onde não há internet pública para desviar de sinais desligados, criação de artefatos tecnológicos que resolvem problemas do dia a dia, criação de aplicativos que prestam serviços aos cidadãos, união através de redes sociais de nicho para resolver problemas sociais e públicos, tecnologia sendo aprendida na escola através de aulas de programação e robótica – a nova revolução das feiras de ciências, há muito o que aprender com este grande laboratório que cada artesão tecnológico vem criando atualmente.

Então destaco todas as palestras que envolvam esta tendência, com transmissão ao vivo já agendada: acompanhe aqui.

 

Sobre formadores de opinião, destaco aqui os que estão realizando reflexões importantes sobre o futuro da web, ainda não confirmadas com transmissão online:

Érico Borgo: editor-chefe do omelete.com.br, talvez o principal site de entretenimento do Brasil, estará na Campus Party 2014 em dois debates:

Debate – Sem comentários: Será que a Internet 3.0 será antissocial?
28/01/2014 – 20h30-21h30
Palco Gutenberg
Participantes: Érico Borgo, Nick Ellis, Alexandre Inagaki e Tatiana Tosi.
Com sites conceituados removendo suas áreas de comentários e outros analisando o impacto dessa estratégia, uma certeza da Internet 2.0 é abalada. Como será a Internet 3.0? Antissocial? As discussões serão isoladas dos geradores de conteúdo e rumarão em direção a outras redes? Ou vai ficar tudo na mesma? E o controle dos debates, hoje tão descontrolados, como fica? 

Debate – O desprezível “New Nerd”: quem é, onde vive, como se reproduz.
31/01 10h00-11h00
Palco Gutenberg
Participantes: Érico Borgo, Gustavo Guanabara, Affonso Solano e Edney Souza
Até uns anos atrás “nerd” era um sujeiro renegado, que vivia em bandos nos cantos das salas de aula. Agrupava-se em pequenos grupos, que dividiam paixão e conhecimento, adquirido arduamente. Veio a Internet e mudou tudo. Os nerds agregaram-se em grandes comunidades, fizeram história, tornaram o “uncool” moda. Mas com a popularidade, vieram os novos nerds – e alguma coisa se perdeu…

 

Continuarei destacando algumas palestras conforme ocorram confirmações que serão transmitidas online.

Está confirmado o formato de transmissão, é por Palco, assim os palcos que estão aqui estarão no “Transmissão ao vivo” no Campuse.ro, tanto que lá já existe a primeira palestra de cada palco e deve mudar conforme for passando as palestras. E vamos que vamos.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×
INNOVART 2017
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×